segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

2012 - Valdujo Sempre Presente




Mais um ano se aproxima e Valdujo vai recebê-lo como sempre foram recebidos, pelos habitantes, os anos novos, ora extintos e já passados: com bonomia; com esperança; com a fé e a crença em dias melhores.
Ao contrário dos costumes bizarros das cidades e vilas, não se batem tachos e panelas, não se lançam pela janelas fora tarecos velhos, nem se colocam notas de banco nos sapatos para trazer dinheiro aos cofres de cada um. Quando muito, adaptando-se os mais novos e alguns menos novos aos novos tempos, com ensejo de abrir a sua garrafa de champanhe e deglutir apressadamente as doze passas de uvas.
Por isso, nesta pacatez dos simples, a transição faz-se de um dia de descanso para outros de trabalho, que muito há para fazer para quem queira trabalhar. Está no convívio a mais valia da passagem e no desejo de mais saúde, que é o bem mais precioso e aquele que merece maior pedido.
Para justificar a imagem do candeeiro de uma casa na Quinta da Igreja, este tem a ver com a passagem do testemunho da iluminação: o velho candeeiro a petróleo encontra-se ligado a uma corrente eléctrica, visível na foto.
Sem mais justificações, as outras duas imagens falam por si: sem politiquices, as ruas do Centro, da Esquerda e da Direita respeitam os topónimos da sua situação em relação a um inusitado observador que, colocado de frente perante as três, as consiga distinguir segundo os ditos pontos de referência. Elas não enganam ninguém, porque distinguem perfeitamente a sua localização na Quinta da Igreja. Já o mesmo se não pode dizer dos mesmos centros, esquerdas e direitas da Assembleia da República onde, sinceramente, quem se coloque de frente para o areópago já não consegue distinguir qual é um e quais são os outros.

Aos VALDUJENSES, desejo UM FELIZ ANO NOVO, com um grande abraço para todos, Voto que é reforçado para os amigos seguidores deste blogue:  Gonçalo Paulos do Nascimento-  Rui Santana – José Levy Domingos – Luiz Guimarães – Sónia Cristina Aguiar – Ausenda Frias – Filipe Pires .

PRÓSPERO 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário