terça-feira, 26 de julho de 2011

VALDUJO - Lançamento de Livro



10 comentários:

  1. Eu ja comprei o livro para ter um pouco da real história do passado do povo de Valdujo . Porque eu sou daquela origem

    ResponderEliminar
  2. Francisco
    Os naturais de Valdujo podem, assim, ficar a par de uma pequena parte da história e do povo de Valdujo, mas muito mais haverá para dizer, caso alguém, mais tarde, queira deitar mãos a esta empreitada.
    Valdujo não é, como se pensava, apenas um pequeno povoado no vale, quase equidistante de dois concelhos (Trancoso e Moreira)); é, sobretudo, terra de valor e de valores, sendo uma das mais importantes em termos económicos e produtivos do concelho de Moreira, que ultrapassou em alguns casos.

    Boa leitura

    Santos Costa

    ResponderEliminar
  3. Obrigado. Eu fiquei sabendo que neste livro não se falou de tudo sobre Valdujo porque oque pareceu só foi possível falar muito mas de uma inspiração de um autor e não de toda verdade sobre Os três Povos

    ResponderEliminar
  4. Agredeço a sua atenção, Francisco, bem como a sua opinião, como aliás a de todos os que querem comentar.
    A monografia de Valdujo, embora feita por um só autor, baseia-se em documentos arquivados e em entrevistas pessoais às pessoas da terra. Muito mais havia a dizer - concordo consigo - sobre outras coisas, designadamente sobre pessoas e figuras da terra, mas confesso-lhe que, embora tendo pedido aos familiares, nalguns casos, as fotos e dados biográficos, estes não me foram fornecidos.
    A parte monográfica foi trabalhada com registos obtidos com pessoas dos três povos, bem como da parte da minha mulher, que é dali natural.
    Os trabalhos monográficos não podem surgir de inspiração dos autores, mas mais de transpiração e persistência. Há que percorrer os arquivos e todos os documentos disponíveis, eu percorri-os; há que calcorrear os locais, os mais remotos e difíceis, e eu calcorreei-os; há que ouvir muita gente, e eu ouvi-a.
    Persiste sempre esta certeza - a obra não está completa. Daí eu ter dito na anterior resposta ao seu comentário que "muito mais há para dizer".
    Esta é a terceira freguesia que tem monografia nas vinte e nove do concelho e fica este trabalho de "arranque" para quem queira e possa completar, sabendo de antemão que uma obra neste género nunca se pode concluir de todo.

    Obrigado pela sua atenção

    Santos Costa

    ResponderEliminar
  5. Santos Costa estou tentando um contato com vc a algum tempo. Mora no Brasil em São Paulo, tenho cidadania Portuguesa, justamente por meus avós serem de Valdujo (quinta da igreja), estive por lá agora em Maio e fiquei encantada com tudo porque é exatamente como minha avó contava, revive um filme que era só falado. Quando cheguei ao Brasil que descobri o seu livro e não encontro aqui para comprar, como fazer para poder comprar e me enviar?
    Obrigado. E parabéns pelo trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Santos Costa, que contato posso ter com vc para comprar o livro? Mas não consigo nem contato com vc. Obrigado.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Cristina

    Desculpe não ter respondido há mais tempo, mas só agora dei conta do seu pedido. Não costumo deixar qualquer comentário sem uma resposta e, no seu caso, quase isso acontecia.
    Uma vez que está tão interessada no livro, me mande o endereço onde o pretende receber aí, no Brasil. O resto, deixe comigo.

    Obrigado por ter parabenizado o meu trabalho

    Santos Costa

    ResponderEliminar
  8. Prezado Santos Costa,

    Sou brasileiro e estou pesquisando acerca das minhas raízes.
    Meu avô nasceu em Valdujo.
    Vi que você tem um livro sobre a Região. Como faço para adquiri-lo?
    Desde já, muito obrigado!

    Atenciosamente,

    Leandro Antônio Rodrigues.

    P.S.: Também sou escritor!

    ResponderEliminar
  9. Obs.: Segue o meu e-mail - leandroarodrigues79@gmail.com

    ResponderEliminar